Resumo (3ª Sessão Solene de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Solene
Abertura: 18/03/2025 - 17:42
Encerramento: 18/03/2025 - 18:58



Mesa Diretora
Presidente: Daniel Andson Da Costa / MDB



Lista de Presença na Sessão
André Victor da Costa Fonseca / PP
Clayton Mariano de Sá / MDB
Daniel Andson Da Costa / MDB
Francisco Sales de Medeiros Neto / MDB
Joan Siderley Bernardino / MDB
José Carlos Dantas Costa / MDB
Joseni Santos de Medeiros / PP
Jussiêne Dantas Pereira / MDB



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
Maria Isabel Dantas de Medeiros Licença Nojo Sessão



Expedientes
Abertura da Sessão:

O Presidente da Câmara Municipal de São José do Seridó, vereador Daniel Andson da Costa, deu início à 3ª Sessão Solene de 17 de março de 2025, pronunciando a seguinte expressão: "Invocando o nome de Deus, declaro aberta a sessão."

Leitura e Votação da Ata da Sessão Anterior:

Foi dispensada a leitura da Ata da Sessão Anterior.




Ocorrências da Sessão

Após a devida apresentação das homenageadas presentes pelo presidente da Câmara, o vereador Joseni Santos de Medeiros foi convidado para prestar sua homenagem à ex-vereadora Fabiana Kaline Araújo de Souza. Informou-se prontamente que a seleção dos homenageados foi realizada por sorteio. Em seu discurso, o vereador utilizou uma citação datada do final do século XIX, "O cego e o aleijado", para enfatizar a importância do trabalho conjunto, fazendo alusão à história de Samir e Muhammad, que sobreviviam em uma relação de mútua cooperação. Parafraseando esse relato, destacou que, muitas vezes, as pessoas são subestimadas por pertencerem a famílias simples ou sem grande poder aquisitivo, e que, no caso das mulheres, a luta é ainda maior. Ressaltou que, apesar de todas as dificuldades, a homenageada construiu um legado no município, ocupando cargos de importância e deixando sua marca na política local. Além disso, enfatizou a relevância da preservação da história e do legado deixado por Fabiana Kaline Araújo de Souza nesta Casa Legislativa e no município, finalizando com suas felicitações.

Na sequência, o vereador Clayton Mariano de Sá acrescentou sua homenagem à Sra. Fabiana Kaline, exaltando sua força e destacando a forma como sempre se posicionou como defensora da família. Reafirmou o compromisso assumido por ela com a municipalidade, reconheceu sua trajetória e a parabenizou, estendendo suas felicitações a todas as demais homenageadas. Justificou ainda a ausência da Sra. Maria Pereira de Araújo Medeiros, que, por motivos logísticos e de saúde, não pôde comparecer à solenidade.

Em seguida, foi realizada a entrega da Comenda à Sra. Fabiana Kaline Araújo de Souza pelos vereadores que a homenagearam. O presidente então concedeu a palavra à homenageada, que agradeceu as palavras dos parlamentares, compartilhou um pouco de sua trajetória, incentivou a participação das mulheres na política e enfatizou a importância do protagonismo feminino no cenário político. Ao final, expressou sua gratidão a todos os presentes e se despediu com votos de boa noite.

O vereador André Victor da Costa Fonseca foi convidado a prestar homenagem à Sra. Francisca Azevedo de Faria, conhecida como Dona Francisca Enfermeira. Iniciou seu discurso saudando todas as presentes e relatando a trajetória da ex-vereadora. Destacou sua vida marcada por desafios e superação, evidenciando sua luta incessante pelo acesso à educação. Dona Francisca aprendeu o ofício de parteira e dedicou-se a prestar assistência tanto em Jardim do Seridó quanto em Ouro Branco, até ser contratada para atuar no município de São José do Seridó.

Sempre à frente de seu tempo, foi uma mulher que se destacou não apenas na política, mas também em atividades sociais, voluntariado e no meio religioso. Em uma época em que o papel da mulher ainda era restrito ao lar, rompeu barreiras ao ingressar na política e ao exercer o ofício de parteira, tradicionalmente atribuído a mulheres mais velhas. Além disso, atuou como professora polivalente no município, foi vereadora por três mandatos, primeira mulher a presidir a Câmara Municipal e também exerceu o cargo de vice-prefeita. Após o discurso do vereador André, o presidente da Câmara concedeu a palavra à homenageada. Dona Francisca fez um pronunciamento emocionado, agradecendo a homenagem e expressando seu carinho pela comunidade são-josé-seridoense, destacando o acolhimento e as demonstrações de afeto que sempre recebeu. Finalizou suas palavras com um agradecimento especial a todos os presentes.

Na sequência, o presidente ressaltou a importância de homenagear as pessoas em vida, para que possam sentir o reconhecimento por suas contribuições. Em seguida, solicitou que fosse realizada a entrega da Comenda à Sra. Francisca Azevedo de Faria pelo vereador André Victor da Costa Fonseca.

O vereador Joan Siderley Bernardino foi convidado a prestar homenagem à Sra. Maria Dalva Medeiros de Araújo. Em seu discurso, ressaltou a força das mulheres que já representaram o povo e, ao falar sobre Maria Dalva, destacou sua determinação e seu compromisso com São José do Seridó. Mencionou sua atuação como professora, enfatizando sua influência na vida do atual presidente da Câmara, que, inspirado por ela, escolheu cursar História. Ressaltou ainda o legado positivo que deixou na educação e sua trajetória política, sendo uma das vereadoras mais bem votadas em sua época e exercendo a presidência da Câmara Municipal. Destacou que "houve uma Câmara antes e uma após a participação de Maria Dalva", dado o respeito que conquistou entre seus pares, o que a levou ao cargo de prefeita, tornando-se a primeira mulher a administrar o município. Finalizou expressando sua gratidão pela trajetória e legado da homenageada.

Na sequência, o presidente da Câmara destacou a inigualável oratória da ex-vereadora e ex-prefeita antes de conceder a palavra ao vereador Francisco Sales de Medeiros Neto. Francisco Sales parabenizou todas as ex-vereadoras presentes e expressou seus sentimentos à vereadora Maria Isabel Dantas de Medeiros pelo falecimento de sua sogra, motivo que a impediu de participar da solenidade. Em seguida, enfatizou a facilidade de falar sobre Maria Dalva, reconhecendo sua coragem ao enfrentar os desafios de ser vereadora e prefeita. Destacou os obstáculos superados em suas conquistas e afirmou que foi São José do Seridó quem ganhou ao tê-la como administradora. Concluiu seu discurso parabenizando mais uma vez todas as homenageadas.

O presidente então concedeu a palavra à Sra. Maria Dalva Medeiros de Araújo, que iniciou agradecendo a Deus por sua vida, ao presidente da Câmara e a todos os presentes. Parabenizou as mulheres ali reunidas e expressou a alegria de estar ao lado de pessoas queridas, amigos, parentes e ex-alunos, com um carinho especial à servidora da Casa, Patrícia Carla a quem se referiu afetuosamente como "Minha Patricinha". Agradeceu as palavras dos vereadores que a homenagearam e destacou sua atuação como legisladora, relembrando as discussões polêmicas que enfrentou. Falou sobre os desafios vividos na política e a importância de reconhecer o papel das mulheres na história, mencionando o 8 de março como símbolo dessa luta. Expressou sua gratidão pelo tempo vivido e por continuar fazendo parte da história do município, desejando a todos uma feliz semana.

Por fim, o presidente solicitou que fosse realizada a entrega da Comenda à Sra. Maria Dalva Medeiros de Araújo pelos vereadores que a homenagearam.

O vereador José Carlos Dantas Costa foi convidado a homenagear a Sra. Cilmária dos Santos Costa. Iniciou seu discurso cumprimentando a todos e parabenizando o presidente da Câmara pela iniciativa de prestar homenagens às ex-vereadoras da Casa, reforçando a importância de reconhecer e valorizar essas mulheres ainda em vida. Destacou sua gratidão à Sra. Francisca Azevedo de Faria, mencionando que, além de sua atuação política, teve um papel fundamental ao auxiliá-lo a "vir ao mundo". Ressaltou também a influência da Sra. Maria Dalva Medeiros de Araújo como sua professora e, ao falar sobre Cilmária, enfatizou que ela representou a juventude quando ocupou uma cadeira no Legislativo. Destacou ainda sua atuação atual como representante administrativa de todos os conselhos municipais, reconhecendo sua dedicação e compromisso com o município. Finalizou seu discurso agradecendo a todas as homenageadas.

Na sequência, o vereador Jussiêne Dantas Pereira foi convidado a prestar sua homenagem à Sra. Cilmária dos Santos Costa. Cumprimentou e saudou todos os presentes, destacando que, apesar de estar no início de sua trajetória política como legislador, trabalha incansavelmente por melhorias para o município. Mencionou sua relação pessoal com a homenageada, lembrando com carinho o laço familiar que os une, pois é padrinho de sua filha. Expressou sua admiração por sua trajetória e dedicação, finalizando seu discurso com agradecimentos a todos.

Em seguida, o presidente solicitou que fosse realizada a entrega da Comenda à Sra. Cilmária dos Santos Costao pelos vereadores que a homenagearam.

O presidente da Câmara solicitou ao vice-presidente que assumisse a condução da sessão enquanto se dirigia à tribuna para prestar sua homenagem à Sra. Severina de Medeiros Pereira (Dona Birina). O vereador Daniel Andson da Costa iniciou sua fala agradecendo à equipe da Casa pelo empenho na realização da solenidade. Em tom descontraído, recordou a menção do vereador José Carlos sobre Dona Francisca ter sido parteira no seu nascimento e acrescentou que Dona Birina também teve esse papel em sua vida.

Em seguida, refletiu sobre as injustiças frequentemente enfrentadas por aqueles que ocupam cargos políticos, destacando que esperava que essa homenagem trouxesse um pouco de reconhecimento e reparação às homenageadas por tudo que viveram em suas trajetórias públicas. Ressaltou que Dona Francisca foi a primeira mulher eleita para um cargo público em São José do Seridó, em 1982, um marco na história do município.

Nesse momento, a Sra. Cilmária pediu a palavra para expressar sua gratidão. Cumprimentou todos os presentes, agradeceu à sua mãe, que estava ali acompanhando a solenidade, e dirigiu palavras de reconhecimento aos vereadores que a homenagearam. Enfatizou que o Dia da Mulher deve ser celebrado todos os dias, destacando a importância da valorização contínua da luta e das conquistas femininas.

Dando continuidade à sua fala, o vereador Daniel mencionou que sua escolha pelo curso de História foi inspirada pela postura e atuação de Maria Dalva, reconhecendo a importância do trabalho por ela desempenhado nesta Casa. Também expressou seu agradecimento à participação política de Fabiana Kaline e Cilmária.

Ao falar sobre Dona Birina, declarou tê-la adotado como avó, mencionando o carinho que todos nutrem por ela. Resgatou momentos de sua biografia e trajetória política, reforçando sua relevância na história do município. Mencionou ainda como ficou impressionado ao visualizar sua atuação política nos anais da Câmara, comprovando seu engajamento e dedicação ao Legislativo. Por fim, agradeceu individualmente a todas as homenageadas, enaltecendo suas contribuições.

Encerrando sua homenagem, entregou a Comenda a Dona Birina e retornou à presidência da sessão. O presidente então abriu a palavra ao público, mas não houve manifestações.




Conteúdo Multimídia



Considerações Finais

Encerrado o labor que norteou os trabalhos desta Sessão, o Presidente declarou seu encerramento. O arquivo audiovisual, na íntegra, desta sessão encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: https://sapl.saojosedoserido.rn.leg.br/sessao/15.