A sessão foi marcada por discussões sobre a valorização dos parlamentares nos eventos municipais e a importância da participação ativa das autoridades locais nas solenidades promovidas pela Prefeitura. O Vereador André Victor destacou o exemplo de outras cidades, como Caicó, Cruzeta e Jardim do Seridó, onde todos os vereadores, secretários e o prefeito são convidados para compor a mesa de autoridades em eventos institucionais. Criticou a ausência do chefe do Executivo municipal nos eventos de São José do Seridó, apontando que sua presença incentivaria a participação popular e fortaleceria o reconhecimento das lideranças políticas locais.
O Presidente Daniel Costa concordou com as palavras do Vereador André, reforçando que a falta de reconhecimento dos parlamentares por parte da população é um problema recorrente. O Vereador Francisco Sales aproveitou o momento para repassar o convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para o hasteamento da bandeira, a ser realizado às 5h da manhã.
O Vereador Jussiêne Dantas Pereira fez críticas à ausência dos vereadores na composição das mesas em eventos oficiais e solicitou que, ao menos, fosse registrada a presença dos edis. Relatou ainda sua viagem ao gabinete do Deputado Francisco do PT, acompanhado de Ana Regina, Assistente Técnica da Prefeitura, e do Controlador do Município, Hudson, onde solicitou emenda parlamentar para o Torneio Leiteiro. Além disso, cobrou a presença do deputado em São José do Seridó e destacou sua admiração pelo trabalho do parlamentar, apesar de não ter apoiado sua candidatura. Informou também que o deputado destinará emenda para a festa do padroeiro.
O Vereador Joseni Santos de Medeiros reforçou as palavras do Vereador André sobre a necessidade de convidar os parlamentares para compor a mesa de autoridades, enfatizando que "não custa nada" e que "o vereador está passando despercebido" nos eventos municipais. Defendeu a valorização dos vereadores e secretários nas solenidades, ressaltando a importância de sua participação para fortalecer o papel do Legislativo perante a população.
O Presidente Daniel Costa, em seguida, abordou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando que sua criação foi uma conquista da Constituição e só ocorreu devido à participação popular em debates e reuniões. Traçou um paralelo com a realidade de São José do Seridó, criticando a falta de engajamento da população nos eventos promovidos pelo município. Informou ainda sobre a Sessão Solene que homenageará os responsáveis pela redação da Lei Orgânica Municipal e destacou que, no dia 26 de março, será comemorada a emancipação política do município, considerada sua "independência". Por fim, convocou os vereadores para a solenidade de posse dos Vereadores Mirins, que ocorrerá no dia 2 de abril.
A sessão reforçou a necessidade de maior integração entre os poderes Executivo e Legislativo nos eventos municipais, a valorização dos parlamentares e secretários, além da participação ativa da população nas decisões que impactam a cidade.
Encerrado o labor que norteou os trabalhos desta Sessão, o Presidente declarou seu encerramento. O arquivo audiovisual, na íntegra, desta sessão encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: https://sapl.saojosedoserido.rn.leg.br/sessao/17.